Olá, nesse pequeno texto queremos te mostrar alguns passos que você precisa saber para fazer um divórcio. Os motivos podem ser vários e, embora finalizar um casamento seja uma decisão difícil, muitas vezes é preciso ter coragem, enfrentar os medos e as dúvidas para libertar-se de um peso insuportável que você não precisa carregar.






Em primeiro lugar, sabemos que você provavelmente tem motivos relevantes para querer tomar essa decisão. Os motivos podem ser vários e, embora finalizar um casamento seja uma decisão difícil, muitas vezes é preciso ter coragem, enfrentar os medos e as dúvidas para libertar-se de um peso insuportável que você não precisa carregar.

Ninguém precisa passar por abuso (seja qual for o tipo) e continuar num casamento, e ninguém merece sofrer traições e ter de continuar no relacionamento.


Então, deixe-me iniciar com algumas sugestões para dois casos específicos:

1) Se você está sofrendo agressão, é importante que você saia disto o mais rápido possível e busque uma rede de apoio (familiares ou amigos próximos). Não se preocupe com o que as pessoas irão pensar de você. Se preocupe com você e em como essa situação está te machucando física ou emocionalmente (afinal, o seu cônjuge já mostrou que não aceita viver pacificamente com você sem te agredir).



2) Se o caso é traição: Já pensou se a outra pessoa realmente te respeita? Então, porque ela deseja manter outro relacionamento? Se não existe respeito, a possibilidade de arrependimento (mudança de comportamento sincera) e de um perdão verdadeiro, este relacionamento não será saudável.




O que você precisa saber:

O divórcio pode ser consensual ou litigioso.

O Divórcio consensual pode ser feito no Cartório, mas se o casal tiver filhos menores de idade, é preciso “entrar com um processo na justiça”, mesmo que o casal concorde com a divisão dos bens.

O Divórcio litigioso sempre será feito “na justiça” (ação judicial). É o caso em que o casal não concorda sobre a partilha de bens, por exemplo, ou sobre quem deve ficar com a guarda dos filhos.



1) Divórcio Consensual – no Cartório:


2) Divórcio Consensual – “na Justiça” (ação judicial):


3) Divórcio Litigioso


4) O custo do procedimento envolverá: Emolumentos do cartório, custas judiciais (se for o caso), honorários de Advogado e impostos.


5) Quanto ao prazo, se o procedimento de divórcio for consensual, durará em média de 1 (um) a 3 (três) meses. Entretanto, se for litigioso a questão pode durar mais tempo (6 meses em diante).






Observações finais:





Artigo Publicado 
Por: Dr. Marcos Agnelo
https://www.jusbrasil.com.br/artigos/
divorcio-quer-saber/1732917674

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *